A meditação é uma técnica de concentração utilizada há muitos anos por diferentes culturas. Nas últimas décadas a sua prática passou a ser aplicada nas escolas e inclusive em locais de trabalho. Isto se deve aos estudos científicos realizados com praticantes de meditação, que apontaram várias melhorias a saúde de quem a pratica.
A origem da meditação é muito antiga, remontando a tradições orientais, especialmente a prática da ioga. Mas o termo também se refere a práticas adotadas por alguns caminhos espirituais ou religiões, como o budismo e cristianismo, entre outras.
A meditação é uma técnica em que o indivíduo foca o pensamento em uma imagem, ou som, ou em um objeto, na respiração, no pensamento ou em outra atividade. Desta forma, ajuda a aumentar a conscientização de si, a reduzir o estresse, a aumentar a concentração, a melhorar o humor e a autodisciplina. Além de ajudar a dormir melhor, aumenta a tolerância à dor.
A seguir listamos 6 benefícios comprovados cientificamente conseguidos pela prática da meditação.

Reduz o estresse
O estresse físico e mental aumenta os níveis do hormônio cortisol, que gera efeitos nocivos no organismo, como a liberação de substâncias químicas promotoras de inflamações e outros problemas para a saúde como a insônia, a depressão e a ansiedade. Além de aumentar a pressão sanguínea, a fadiga, a confusão mental, a síndrome do intestino irritável, entre outros.
A meditação reduz o estresse e consequentemente todos os seus efeitos.
Controla a Ansiedade e a Depressão
A meditação reduz os sintomas de transtornos de ansiedade, como fobias, ansiedade social, pensamentos paranóicos, comportamentos obsessivo-compulsivos, ataques de pânico e estresse em trabalhos com alta pressão.
O método mindfullness (atenção plena), diminui estados de depressão assim como a prática da ioga, que ajuda no controle da ansiedade e da depressão.

Aumenta a concentração e o foco
A meditação ajuda a aumentar a intensidade da atenção e da concentração, ao treinar a mente para não dispersar a qualquer estímulo externo.
Análises feitas com trabalhadores e estudantes, mostraram que em média, quatro sessões de meditação já revelam diferenças na qualidade da concentração e do foco em atividades variadas.
Reduz a perda de Memória
Kirtan Kriya é um método de meditação que combina um mantra ou canto com movimentos repetitivos dos dedos para focar os pensamentos. Esse método, demonstrou melhorar a capacidade de memorização por pessoas com perda de memória devido a idade avançada.
Estudos clínicos, revelaram que 12 minutos diários desta prática de meditação são suficientes para notar-se uma melhoria na cognição e na memória.
Melhora o sono
Meditar antes de dormir ajuda o adormecer mais rápido e na qualidade do sono, pois relaxa o corpo e a mente.
A qualidade e duração do sono refletem em muito na nossa saúde em geral.
Aumenta a tolerância a dor
Condições estressantes podem aumentar a percepção de dor, daí a meditação ajudar a controlar a intensidade, na medida em que ajuda a relaxar o corpo e a mente.
Muitos estudos feitos nesta área, relatam a melhoria em pessoas com dor crônica e que praticam a meditação.
Meditar é uma prática comprovadamente eficaz para o bem estar geral e não custa nada. Você só tem que se informar a cerca dos métodos e qual é o melhor para você.
Cuide-se!
Inscreva-se no nosso canal no Youtube, temos várias meditações guiadas para você.
Referências: Vários estudos mencionados no texto. Ver links. Fotos: Unsplash
Apoie o “A Gota”! Compre-nos um café. Clique aqui.
Um comentário em “6 benefícios da meditação para a sua saúde”