A sustentabilidade emocional é uma prática importante na vida diária. Uma prática que busca conhecer as ligações entre as nossas emoções, os nossos sentimentos e os nossos valores em relação à nossa sustentabilidade pessoal e a social.
A sustentabilidade emocional é uma abordagem holística que dá igual valor à inteligência de nosso pensamento, de nossos sentimentos e o nosso estado físico em geral. É a nossa “sustentação” no mundo.
Estabilidade emocional x sustentabilidade emocional
Sustentabilidade emocional não significa estabilidade emocional. Não significa sentir sempre a mesma coisa ou ter completo controle daquilo que se sente. Não significa a ausência de instabilidade.
Diferente do que a sociedade em geral demanda, as emoções simplesmente acontecem, pois somos afetados pelo mundo, independente de nossa voluntariedade.
E a forma como lidamos com o que nos afeta é diferente de uma pessoa para outra.

Leia aqui sobre o Slow Living.
Portanto, a sustentabilidade emocional seria o acompanhar dos altos e baixos da vida, com todas as emoções que possam trazer e com todas as instabilidades inerentes a própria vida.
É realmente sentir e viver a vida, em uma construção de nosso Eu verdadeiro. É conseguimos ter mais momentos plenos, afirmando o nosso presente.
Autocuidado
Contido no conceito de sustentabilidade emocional, está o autocuidado. O inclinar-se em direção a si, cuidando da própria qualidade de vida:
- controlando a ansiedade;
- equilibrando trabalho com a vida pessoal;
- trabalhando no desenvolvimento da nossa inteligência emocional;
- administrando a expressão e a aceitação dos nossos sentimentos;
- possuindo a consciência de nós e dos outros;
- reconhecendo nossos talentos e sabendo conectá-los com as metas profissionais e pessoais;
- e o respeito a si mesmo, ao outro e ao planeta.

Em resumo
A sustentabilidade emocional é capacidade de tomar consciência e compreender melhor as nossas próprias emoções.
Reconhecer conscientemente como as nossas emoções afetam os nossos sentimentos, que por sua vez, ajudam a formar os valores, crenças e motivações que nos ajudam a termos força e motivação.
Leia aqui sobre o estilo de vida minimalista.
O descobrir nossas paixões e o nosso propósito a fim de cumprir nosso potencial único e contribuir com uma sociedade global interrelacionada e interdependente em um mundo natural.
Isto para que possamos nos tornar ativos e não passivos no mundo em que vivemos. Para abraçarmos nossa criatividade e nos envolvermos no diálogo com os outros, criando um significado compartilhado e relacionamentos positivos.
Nos unindo com igualdade e nos dando o otimismo, impulso e inovação necessários para trazermos a paz e assegurar a preservação de nosso precioso planeta.
Referências: PDH Psicologia e Creating Meaning Fotos: Unsplash
Um comentário em “Você sabe o que é Sustentabilidade emocional?”