CUIDE-SE, REFLITA

Sustentabilidade emocional. O que é?

A sustentabilidade emocional é uma prática importante na vida diária. Uma prática que busca conhecer as ligações entre as nossas emoções, os nossos sentimentos e os nossos valores em relação à nossa sustentabilidade pessoal e a social.

É uma abordagem holística que dá igual valor à inteligência de nosso pensamento, de nossos sentimentos e o nosso estado físico em geral. É a nossa “sustentação” no mundo.

No entanto, sustentabilidade emocional não significa estabilidade emocional, não significa sentir sempre a mesma coisa ou ter completo controle daquilo que se sente, não significa a ausência de instabilidade. Diferente do que a sociedade em geral demanda, as emoções simplesmente acontecem, somos afetados pelo mundo, independente de nossa voluntariedade. E a forma como lidamos com o que nos afeta é diferente de uma pessoa para outra.

Diferente do que a sociedade demanda, nossos sentimentos são involuntários.

Leia aqui sobre o Slow Living.

Sustentabilidade emocional seria acompanhar os altos e baixos da vida, com todas as emoções que possam trazer e com todas as instabilidades inerentes a própria vida. É realmente sentir e viver a vida, em uma construção de nosso Eu verdadeiro. É conseguimos ter mais momentos plenos, afirmando o nosso presente.

Contido no conceito de sustentabilidade emocional, está o autocuidado. O inclinar-se em direção a si, cuidando da nossa qualidade de vida: controlando a ansiedade, a integração entre trabalho e a vida pessoal, o desenvolvimento da nossa inteligência emocional, a expressão e aceitação dos nossos sentimentos, a consciência de nós e dos outros, reconhecer nossos talentos e saber conectá-los com as metas profissionais e o respeito ao outro e ao planeta.

Compreender as próprias emoções

A capacidade de tomar consciência e compreender melhor as nossas próprias emoções, reconhecer conscientemente como as nossas emoções e como elas afetam os nossos sentimentos e, por sua vez, ajudam a formar os valores, crenças e motivações que nos ajudam a termos força e motivação.

Leia aqui sobre o estilo de vida minimalista.

O descobrir nossas paixões e o nosso propósito a fim de cumprir nosso potencial único e contribuir com uma sociedade global inter-relacionada e interdependente em um mundo natural.

Para se tornar ativo, não passivo. Para abraçar nossa criatividade e se envolver no diálogo com os outros, para criar um significado compartilhado e relacionamentos positivos, que nos unirá com igualdade e nos dará o otimismo, impulso e inovação compartilhadas e necessárias para trazermos a paz entre os humanos e assegurar a preservação de nosso precioso planeta.

Referências: PDH Psicologia e Creating Meaning Fotos: Unsplash

Sugestão de guia de meditação:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s