A conscientização sobre o que consumimos tem vindo a crescer. Estamos nos tornando mais cientes e consequentemente, mais responsáveis. E isto não apenas é bom, como é urgente. O planeta já há muito tempo que clama por isso. Não há mais tempo a perder.
O consumidor consciente é aquele que procura saber a procedência do produto que está comprando: como foi feito, do que é feito, como será descartado e os impactos que trará ao meio ambiente.
Produtos sustentáveis em geral, possuem algumas destas características:
- são recicláveis
- duráveis
- biodegradáveis
Estes produtos contêm menos substâncias prejudiciais ao meio ambiente, além de o processo de produção consumir menos água e energia.
Leia sobre o estilo de vida minimalista.

As roupas, calçados e acessórios são alguns dos produtos mais nocivos ao meio ambiente. Seja na sua produção, como no seu descarte.
Você sabia que o tecido de Polyester elimina micro plásticos a cada lavagem? Isso quer dizer que cada vez que você lava uma roupa feita com polyester você está mandando microplásticos para o meio ambiente. E você sabe onde vai parar exatamente e o que causa? E quantas roupas, lençóis e outros produtos você tem feitos deste material?
Tecidos Sustentáveis
Tecido eco-friendely, sustentável é aquele que gera menos impactos para o meio ambiente, desde o processo de fabricação até o descarte e reaproveitamento de materiais.
Para saber se um tecido é sustentável, basta analisar os seguintes pontos:
- Utiliza muita água para ser produzido?
- Precisa de agentes químicos na sua produção?
- Como fica no descarte final? É biodegradável ou reciclável?
Procurar por informações sobre o processo de produção, sobre a matéria-prima (formas de plantio, por exemplo) e possíveis danos ao meio ambiente, é a melhor maneira de descobrir se o tecido é mesmo sustentável.
Tecidos biodegradáveis
O tecido sustentável pode ter sua origem em materiais orgânicos ou reutilizáveis, podendo ser também biodegradáveis. Eles podem ser feitos de matéria-prima natural, de fibras artificiais com base natural ou de fibra sintética quimicamente alterada para que se decomponha mais rápido.
O tecido biodegradável é aquele em que o tempo de decomposição pode chegar a poucas semanas, quando descartado em um aterro sanitário ou composteira, ficando exposto às características locais e à ação de microrganismos presentes. Desta maneira o tecido biodegradável é sustentável.
Os tecidos biodegradáveis levam em média até três anos, após o descarte em aterro sanitário, para se decomporem. Uma fibra tradicional leva de dez a cem anos para o mesmo processo...
Exemplos de tecidos biodegradáveis:
- Couro de abacaxi
- Fibra de bambu
- Fibra de laranja
- Lenpur (Fibra celulósica artificial obtida a partir do pinheiro branco da América do Norte)
A seguir, 10 opções de tecidos sustentáveis para você escolher na hora que for comprar produtos feitos com tecidos. Muitos deles a maioria de nós não fazia ideia que existiam, ou se quer, que eram possíveis.
Leia sobre como identificar produtos ecologicamente corretos.

10 Tipos de tecidos sustentáveis
- Algodão biológico
Ao contrário do algodão convencional – que apesar de natural, utiliza altas quantidades de agrotóxicos, água e energia para o manejo de suas plantações – o algodão biológico não utiliza fertilizantes químicos e inseticidas, apenas adubo vegetal e fertilizantes animais nas suas plantações.
Para receber o selo de biológico, a fibra não deve ter sofrido nenhum tratamento de branqueamento com cloro, não ser tingida com corantes artificiais, nem ter sido submetida a nenhum acabamento químico.
2. Cânhamo
O cânhamo é uma das fibras vegetais mais sustentáveis do mundo.
Produzido a partir da planta Cannabis sativa (sim a mesma da maconha), não precisa de produtos químicos como, herbicidas e pesticidas para crescer. E precisa de menos água do que o linho.
3. Fibra de bananeira
É a partir do tronco da bananeira que é extraída a fibra utilizada para tecidos. Um material com grande resistência, como o algodão e à seda.
4. Fibra de laranja
Produzida por meio da celulose do bagaço da laranja. A fibra de laranja tem um acabamento parecido com o da seda.
Por ser leve e suave, já vem sendo usada por marcas de artigos de luxo.
5. Fibra de soja
Fabricada com as sobras do processamento da indústria de soja, a seda de soja é um tecido macio como o cashmere.
Por absorver bem os pigmentos, reduz o uso de corantes no seu tingimento e é biodegradável. Além de ter ação bactericida e ser resistente aos raios UV.

6. Lenpur
Fibra celulósica artificial obtida a partir do pinheiro branco da América do Norte. Provém exclusivamente da madeira da poda e não do abate dos pinheiros.
O tecido feito de lenpur possui um toque muito macio.
7. Linho
O linho é utilizado desde as antigas civilizações como no Egito, para bandagens de mumificação, tendas e velas de barco.
Se cultivado da maneira correta, o linho é uma fibra 100% sustentável, pois nada de sua composição vira resíduo no meio ambiente.
Resistente e versátil, exige baixa irrigação para ser cultivado e nenhum agrotóxico em seu plantio.
Saiba o que significa Greenwashing e aprenda a identificá-lo.
8. Piñatex
Feito com fibra das folhas de abacaxi, o material piñatex é um couro que pode ser usado em acessórios, roupas e sapatos.
Como um subproduto da indústria agrícola, tem a mesma função do couro animal ou sintético e não gera gastos extras para sua produção, como água ou defensivos agrícolas.
9. Poliamida biodegradável
Desenvolvida especialmente para que sua decomposição, após o descarte, seja mais rápida, a poliamida biodegradável é uma fibra que degrada-se em apenas três anos.
Esta fibra pode ser usada em biquínis, calçados e roupas.
10. Fibra de Bambu
A fibra de Bambu é obtida a partir da planta cuja renovação é quase imediata (para o bem da natureza). Ao contrário das fibras naturais vegetais obtidas da semente (algodão) ou do caule (linho e cânhamo), o bambu é uma fibra de celulose regenerada, obtida a partir da polpa de bambu à semelhança da viscose.
Esta fibra, assim como outras, tem vindo a ser muito utilizada na indústria da moda que já começa, aos poucos, a mudar a atitude em função da demanda de consumidores conscientes.
Grandes marcas e estilistas já começam a oferecer produtos mais sustentáveis, como a estilista inglesa Stella McCartney, por exemplo, que diz ser sua empresa Vegan e daí todos os seus produtos não virem de origem animal e serem sustentáveis.
No Brasil já existem muitas marcas que trabalham com tecidos sustentáveis, entre outras matérias-primas, produtos e processos de produção também sustentáveis. Os reciclados também são uma ótima opção.
Abaixo um exemplo para você conhecer e comprar. Pois afinal, depois de saber mais sobre tecidos sustentáveis onde você irá comprar? Pois é, não é tão fácil como ir ao shopping. Mas já existem muitas marcas e lojas espalhadas pelo Brasil onde você pode, inclusive, comprar online.

A Estilo Verde Moda Sustentável é uma loja física e também online que vende produtos de saúde e bem estar, roupas, acessórios, calçados e muito mais. É uma loja de produtos multimarcas, sustentáveis e responsáveis. Lá você encontra roupas feitas com tecidos de materiais reciclados, absorventes reutilizáveis, calçados feitos de materiais reciclados e muitos outros produtos. Confere o site.
Apoie o “A Gota” comprando um café. Clique aqui.
Imagens: unplash.com e websites das marcas referidas.
Um comentário em “Consciência ambiental. Conheça 10 opções de tecidos sustentáveis.”