+CULTURA

“A Era do Capitalismo de Vigilância”. Para ler.


Shoshana Zuboff foi professora de administração de negócios na Harvard Business School. Uma das primeiras mulheres a ser professora titular na Harvard Business School. A autora é Ph.D. em psicologia social pela Universidade de Harvard e bacharel em filosofia pela Universidade de Chicago.

A autora tornou-se mais conhecida pela sua participação no documentário O dilema das redes.

Nesta nova obra, a pesquisadora detalha os perigos do capitalismo de vigilância e de nosso comportamento na internet.

Uma obra-prima em termos de pensamento original e pesquisa, A era do capitalismo de vigilância, apresenta ideias alarmantes sobre o fenômeno que nomeou de capitalismo de vigilância. Os riscos não poderiam ser maiores: uma arquitetura global de modificação comportamental ameaça impactar a humanidade no século XXI de forma tão radical quanto o capitalismo industrial desfigurou o mundo natural no século XX.

Shoshana Zuboff e o Capitalismo da Vigilância - Marcel Ayres
A era do capitalismo de vigilância.

Zuboff chama a atenção para as consequências das práticas de empresas de tecnologia sobre todos os setores da economia. Um grande volume de riqueza e poder vem sendo acumulado em sinistros “mercados futuros comportamentais”, nos quais os dados que deixamos nas redes são negociados sem o nosso consentimento e a produção de bens e serviços segue a lógica de novas “formas de modificação de comportamento”.

Estamos diante da construção de uma forma de poder inédita, caracterizada por uma extrema concentração de conhecimento que não passa pela supervisão da democracia.

A análise embasada de Zuboff revela as ameaças da sociedade do século XXI: vivemos em uma “colmeia” de conexão plena, que a todos seduz com a promessa de lucro máximo garantido, mesmo que à custa da democracia, da liberdade e do futuro da humanidade.

Enfrentando pouca resistência por parte da lei e da sociedade, o capitalismo de vigilância está em vias de dominar a ordem social e moldar o futuro digital ― se nós assim permitirmos…

Para ler e refletir.


Apoie o “A Gota” comprando um café. Clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s