REFLITA

O que é o estilo de vida minimalista?

Desde o momento em que nascemos, somos orientados a buscar mais. Anúncios de todas as formas nos canais de televisão, rádios, jornais, revistas, outdoors e sites gritam diariamente que mais é melhor.

Como resultado, trabalhamos duro para que possamos comprar uma casa maior, um carro mais caro, roupas da moda, brinquedos populares e os últimos lançamentos tecnológicos.

A cultura moderna, nos fez acreditar na mentira de que a felicidade é encontrada nas coisas que possuímos – em ter e consumir tanto quanto possível. Que mais é melhor dando a ideia de que a felicidade pode ser comprada em uma loja de departamentos.

Apelo ao consumismo em toda parte

O estilo de vida minimalista é basicamente ter menos “coisas” de maneira intencional. É viver apenas com as coisas que realmente são precisas – aqueles itens que apoiam seu propósito.

“É remover a distração dos bens em excesso para que se possa concentrar mais nas coisas que realmente importam”, segundo o norte-americado Joshua Becker, escritor e adepto do estilo minimalista de viver.

É um estilo de vida marcado pela clareza, propósito e intencionalidade (o seu propósito de vida). Trazendo como resultado melhorias em quase todos os aspectos da nossa vida.

A intencionalidade parece diferente para todos, já que não existem dois indivíduos iguais, mas exige que cada um de nós mergulhe mais fundo e se torne mais introspectivo sobre nossos valores e paixões.

É ter uma vida mais simples.

Aderir ao minimalismo liberta-nos da paixão consumidora de possuir, do consumismo desmedido e irracional. O minimalismo busca a felicidade em outro lugar. Valoriza relacionamentos, experiências e cuidados com a alma.

Isso nos permite ver tudo o que já temos e nos lembra de sermos gratos. E ao fazermos isso, encontramos uma vida mais abundante.

O mundo funciona em um ritmo febril. Estamos sempre correndo ​​e muito estressados. Trabalhamos longas horas para pagar as contas, mas ficamos mais endividados a cada dia. Corremos de uma atividade para outra – até mesmo realizando várias tarefas ao longo do caminho – mas nunca parecemos fazer nada.

Permanecemos em constante conexão com outras pessoas por meio de nossos telefones, mas os verdadeiros relacionamentos, aqueles que transformam a nossa vida, continuam a nos escapar.

Tornar-se um minimalista desacelera a vida e nos liberta dessa histeria moderna para viver mais rápido. Ele oferece liberdade para se desligar. Ele procura manter apenas o essencial. Tem como objetivo remover o frívolo e manter o que tem sentido. Valoriza os esforços intencionais que agregam mais valor à vida.

Ser você o tempo todo.

Embora ninguém o escolha intencionalmente, a maioria das pessoas vive na duplicidade. Vivem uma vida em torno da família, outra em torno dos colegas de trabalho e outra vida em torno de seus vizinhos e amigos.

Este estilo de vida, exige que mantenham uma imagem para cada círculo, cada circunstância em que estão inseridos, exigindo, muitas vezes, que sejam uma pessoa diferente em cada momento.

Além dessas exigências, há aquelas ditadas pelo consumismo através das mídias e pela sociedade talhada pelo capitalismo.

Por outro lado, uma vida simples é unida e consistente. É um estilo de vida totalmente transferível, independentemente da situação. É a mesma em qualquer circunstância, em qualquer círculo de relacionamento, em qualquer dia.

Você é o que é, e não o que querem que você seja. É um estilo de vida confiável, seguro e não flutuante. É honesto e transparente.

Vivemos em um mundo que idolatra celebridades. Suas vidas são consideradas o padrão de ouro e são invejadas por muitos. Pessoas que vivem vidas simples não são defendidas pela mídia da mesma forma. Eles não se encaixam na cultura consumista promovida por corporações e políticos. No entanto, eles vivem uma vida atraente e convidativa.

Uma vida mais simples. Mais honesta e tranquila.

Enquanto a maioria das pessoas está atrás de sucesso, glamour e fama, o minimalismo nos chama com uma voz mais baixa e mais calma. Ele nos convida a desacelerar, consumir menos, mas desfrutar mais. E quando encontramos alguém que leva uma vida mais simples, reconhecemos que estivemos perseguindo as coisas erradas.

Depois que a desordem externa é removida, criamos o espaço necessário para abordar as questões mais profundas do coração que impactam nossos relacionamentos e vida.

Comece hoje, devagar, nas pequenas coisas. Doando roupas que você não usa, utensílios desnecessários. Arrumando aquele armário que você nem lembra o que lá tem. Cancelando serviços não tão necessários… comece fazendo uma limpeza a sua volta e vá, aos poucos, limpando tudo o que não for necessário, seja material ou imaterial.

Reflita!


Sugestões:

Assista ao documentário Minimalismo Já, disponível na Netflix.

Leia:


Fonte: becomingminimalist.com Fotos: unsplash.com

Publicidade

3 comentários em “O que é o estilo de vida minimalista?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s