Ghee é um tipo de manteiga clarificada que contém menos proteínas lácteas do que a manteiga normal e pode ser utilizada da mesma forma. Mas será mais saudável? Quais os benefícios?
A manteiga Ghee (conhecida como manteiga indiana), é preparada a partir da manteiga do leite de vaca, animal sagrado no hinduísmo. A Ghee é considerada um alimento sagrado nesta religião e é usada em rituais de adoração, de purificação, em casamentos e funerais, além de muito utilizada pela medicina Ayurvédica. Na culinária é empregada em quase tudo que é produzido e consumido pelos hindus, e em muitos outros países não só asiáticos e não só pelos hindus.

Como é feita a Ghee e a diferença entre outras manteigas clarificadas.
A manteiga clarificada consiste na remoção de parte da água e dos componentes sólidos do leite, através da fervura, resultando em uma gordura pura e livre de toxinas. Já a Ghee, inclui a este processo mais tempo de fervura, mas em temperatura mais baixa do que a utilizada na manteiga clarificada habitual. A manteiga se divide em gorduras líquidas e sólidos do leite. Uma vez separados, os sólidos do leite são removidos, o que significa que a Ghee tem menos lactose do que a manteiga normal.
Já a manteiga de garrafa, muito utilizada na região nordeste do Brasil, também se difere das outras por sua técnica de preparo. Ela é obtida através do cozimento da nata do leite de vaca até que evapore toda a água e restem apenas a gordura e as partículas sólidas da nata do leite.
A diferença entre a manteiga clarificada e a Ghee não se resume apenas a diferença de técnica de preparo, mas também em sabor, cor e cheiro e benefícios para a saúde.

Benefícios e cuidados a ter na sua utilização
Como a Ghee tem muitas de suas proteínas lácteas removidas, ela contém níveis muito mais baixos de proteínas lácteas, como caseína e lactose, do que a manteiga comum.
Ideal para quem é sensível ou intolerante à lactose e caseína.
A Ghee contém um ácido graxo chamado ácido butirato, que desempenha um papel essencial na saúde digestiva. Também pode ter efeitos antiinflamatórios.
Vitaminas
Por levar mais tempo a ser feita, em temperatura mais baixa do que a utilizada em outras manteigas clarificadas, a Ghee retém mais vitaminas e nutrientes. Sendo fonte de vitamina E, vitamina A, antioxidantes e outros compostos orgânicos, muitos dos quais seriam decompostos ou destruídos se fervidos em temperaturas mais altas.

Cozinhar com Ghee
A manteiga Ghee, assim como outras manteigas clarificadas, possui um ponto de queima mais alto do que a manteiga normal, sendo mais saudável utilizá-la para cozinhar.
Cuidados
Em relação a manteiga normal, a Ghee possui uma ligeira diferença na quantidade de gordura, sendo um pouco mais elevada, mas insignificante se utilizada de maneira equilibrada (bem como o uso da manteiga normal).
Apesar de não ser um “super alimento”, a manteiga Ghee é uma ótima opção para a utilização diária (caso você não seja vegan – veja aqui a diferença entre veganismo e vegetarianismo). Não esquecendo que a gordura, em doses equilibradas, é essencial para a sua saúde.
Cuide-se!
Referências: Medical News Today e Time. Fotos: unsplash.com
Apoie o “A Gota”! Compre-nos um café. Clique aqui.
Um comentário em “Manteiga Ghee. O que é? E quais os seus benefícios?”