Com o aumento do estresse, dependência de telas e pressão social para fazermos sempre mais, o aumento de pessoas com problemas em dormir, e dormir bem, tem aumentando consideravelmente ao longo dos anos. E com a pandemia esse problema só veio a piorar.
Poucas horas de sono e baixa qualidade do sono, isto é, sem passar por todas as fases do sono e dormir profundamente durante pelo menos sete horas, contribui para problemas de humor e desempenho no geral, além de baixa imunidade.
Dormir bem é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo no geral. Aumenta a capacidade de queimar calorias, baixa a pressão arterial, melhora a memória entre muitos outros benefícios para uma vida mais saudável.

Aqui ficam 7 passos para ajudar você a melhorar as suas noites de sono.
Acorde a mesma hora todas as manhãs
Dessa forma, você está trabalhando com seu ritmo circadian, seu relógio biológico. E dizendo a ele quando ser ativo, descansar, curar e se equilibrar.
Ao definir seu alarme para tocar exatamente no mesmo horário todas as manhãs, incluindo fins de semana, você está sinalizando claramente ao seu corpo o que pode fazer e quando. Isso inclui aquele sono profundo e delicioso que você ansiava.
2. Dormir o suficiente
Com base na hora em que você ajusta o alarme pela manhã, descubra quantas horas você precisa dormir para acordar sentindo-se bem.
Sete a nove horas costumam ser adequados para a maioria das pessoas. Portanto, se você acordar às 7h30, tente dormir às 23h30 … e sinta-se à vontade para experimentar o que achar melhor.
3. Crie uma rotina noturna
Depois de saber quando vai dormir e a que horas vai acordar, você está pronto para criar sua rotina noturna.
Defina um “alarme” para lembrá-lo de começar a desacelerar. Quer seja trinta minutos para ler um livro, uma sessão suave de ioga ou um banho quente noturno.
Você começará a associar diretamente sua rotina de dormir com o sono.
4. Fique sem comer por pelo menos 3 horas antes de dormir.
A digestão consome uma quantidade surpreendente de energia. Então, se você vai para a cama com a barriga cheia, o foco principal do seu corpo NÃO será um sono profundo, será digerir a comida.
Além disso, a digestão aumenta a temperatura do corpo, o que é exatamente o oposto das condições que seu corpo necessita para descansar.
A temperatura do seu corpo deve cair naturalmente conforme a hora de dormir se aproxima, preparando o caminho para uma boa noite de sono.

5. Fique longe de estimulantes (à tarde e a noite).
A cafeína (encontrada no café, chá, erva-mate e muitos refrigerantes) pode ficar facilmente na corrente sanguínea por até seis horas. Estudos mostram que consumir cafeína seis horas antes de dormir reduz o tempo total de sono em UMA hora INTEIRA.
E sua bebida preferida? Isso pode fazer você adormecer mais rápido, mas não se engane, seu sono sempre será mais leve e de menor qualidade quando tiver álcool no sangue.
6. Diminua as luzes
É preciso desligar as luzes, principalmente luzes azuis. Isso ocorre porque as luzes azuis de seu telefone, laptop e televisão acionam diretamente os produtos químicos que despertam o seu cérebro e suprimem a melatonina.
A melatonina é o hormônio que nos leva a um sono profundo e restaurador. Portanto, desligue seus dispositivos pelo menos uma hora antes de dormir.
7. Exponha seus olhos à luz solar matinal
É tão importante obter exposição solar pela manhã, quanto dispensar a luz à noite. Dessa forma, seu corpo saberá que é hora de acordar, sincronizando o seu ritmo circadiano. Mesmo em dias nublados.
Seguindo estes passos você certamente terá boas noites de sono e uma vida mais saudável e feliz.
Referência: Mindvalley Fotos: unsplash.com
Apoie o “A Gota”! Compre-nos um café. Clique aqui.
2 comentários em “7 passos para melhorar a sua noite de sono.”