Com o friozinho chegando nada como uma boa e quentinha sopa. Mas para além de aquecer, a sopa pode ser muito nutritiva e uma ótima opção para quem não gosta muito de legumes e verduras.
Existem várias opções de sopas que podem ser feitas. Não só na escolha dos ingredientes como na consistência. Em pedaços, caldos ou cremes. Tudo dependerá do seu gosto.
Para quem não gosta muito de legumes e verduras, incluindo crianças, poderá optar pelos cremes. Cozinhando os vegetais e depois triturando tudo, como se faz para os bebês, garantindo assim os nutrientes necessários e sem estresse.
Em muitos países, como em Portugal, por exemplo, a sopa faz parte do dia-a-dia, faça frio ou faça calor (pois afinal, como qualquer outra refeição não tem que necessariamente ser consumida super quente), todos tomam sopa, sendo a preferência pelos cremes. A maioria toma no almoço e no jantar, antes ou depois da refeição principal. Inclusive o Mac Donald’s lá tem sopas no menu.
E assim como os batidos, em que se podem acrescentar suplementos e outros complementos nutricionais, o mesmo pode ser feito com as sopas. Adicionar uma colher de sopa de farinha de linhaça, ou aveia, ou gengibre em pó e tantas outras opções que podem dar uma força ainda maior a sopa.
Experimente outras receitas além da tradicional com massa, batata, tomate… existem várias opções bem mais nutritivas e inclusive, algumas bem menos calóricas, se for o que estiver procurando. Inclusive, há receitas de sopas asiáticas que são ótimas.
Veja algumas das 40 opções que a Revista Claudia lista aqui.
E a nossa sugestão:
Creme leve de legumes

Ingredientes
Para em média 5 pessoas
- 2 chuchus
- 1 abobrinha d’água
- 2 cenouras
- 1 alho poró
- 1 batata branca (ou batata doce, metade)
- 2 colheres de sopa azeite de oliva (opcional)
- 1 dente de alho (opcional, mas como o azeite, deixará o seu creme ainda mais nutritivo)
- sal a gosto
- 1 litro de água
1 – Leve ao fogão uma panela com água.
2 – Depois de lavar os legumes e descascá-los, corte-os em pedaços e coloque-os na panela.
3- Deixe cozinhar durante 20 minutos, retire do fogão e triture tudo com um mix, centrifugadora ou liquidificador.
5 – Acrescente o azeite e mexa bem. Poderá voltar a colocar para ferver um pouco mais.
Rápido, fácil, nutritivo, leve e uma delícia.
Cuide-se!
Assista outra opção saudável:
Foto: Brittani Carter em Unsplash
Apoie o “A Gota”! Compre-nos um café. Clique aqui.