CUIDE-SE, REFLITA, Viva bem

Como manter o pensamento positivo pode mudar a sua vida.

A maneira como pensamos, falamos e sentimos irá refletir diretamente em nossas vidas e na vida dos outros a nossa volta, refletindo como uma onda. Aprender a ser positivo pode parecer bobagem, mas a verdade é que a maioria das pessoas não o são e nem sabem como ser positivas.

Se você é uma pessoa negativa, atrai negatividade, dor e dificuldades em sua vida. Mas se você utiliza o poder do pensamento positivo, atrairá circunstâncias positivas. É a lei da atração e depende apenas de você.

Pense positivamente e você chamará coisas positivas para a sua vida.

Se você tem uma visão de mundo cínica, insegura ou pessimista, sua negatividade será uma profecia autoinfligida e auto-realizável.

Leia aqui sobre A Lei da atração.

Semelhante atrai semelhante

Por que é difícil pensar positivo?

Os seres humanos têm uma predisposição para a negatividade. Prestamos muito mais atenção às emoções sombrias, como raiva, tristeza, dor e decepção, do que à grandes sentimentos como alegria, gratidão e contentamento.

A imagem de um filhote de cachorro bonito pela manhã será esquecida à tarde, mas um crime violento distante pode nos assombrar por anos. Acredite ou não, há ciência por trás disso…

Neuroplasticidade é a capacidade do cérebro de mudar e evoluir dependendo das circunstâncias da nossa vida.

O que é mais intrigante é que, se os pensamentos forem repetitivos, nosso cérebro conectará sinapses – que não foram anteriormente estimuladas- a associar esses pensamentos a outros comportamentos e irá transformá-los em hábitos.

Por exemplo, se você odeia seu trabalho e trabalha em uma cafeteria, com o tempo descobrirá que despreza o cheiro do café.

Na verdade, você não sabe, mas seu cérebro decidiu que, como você fica constantemente chateado quando está rodeado por esse cheiro, a bebida em si passa a ser o “problema”. Seus neurônios ligam-se pelo cheiro do café e se conectam aos neurônios que se acendem quando você está deprimido. A partir de então, o cheiro do café irá amortecer o seu espírito.

A negatividade é viciante, embora a positividade seja muito mais agradável de se sentir.

Passamos muito pouco tempo apreciando nossa alegria e sendo felizes. Tendemos a acreditar que pensar positivamente e ser feliz não é um hábito – é uma celebração.

A dor também é algo que treinamos para sentir. Nosso vício nisso, como em todo o resto, pode ser vencido, e é realmente tão simples quanto fazer a escolha de ser feliz.

O sol nasce para todos…

Escolha curar todas as feridas

Embora o conceito de escolher ser feliz seja em si uma simples decisão a ser tomada, sua execução exigirá algum foco e dedicação. Você terá que religar seu cérebro com o poder do pensamento positivo antes de poder realmente se curar.

Não tema, será fácil – contanto que você se comprometa com isso.

Você pode aprender a aproveitar esse poder do pensamento positivo e, assim, ser capaz de curar a si mesmo e treinar sua mente para a felicidade, seguindo algumas dessas dicas simples abaixo.

1. Medite

Meditar ajuda a eliminar a negatividade da sua vida e a recuperar o seu emocional e espiritual. A meditação rejuvenesce a mente, nos torna mais resistentes e livra o corpo de substâncias químicas nocivas que causam estresse e ansiedade.

2. Seja grato

Inúmeros estudos comprovam que a gratidão nos deixa mais felizes. Inunda nosso cérebro com dopamina, a substância química que tem o potencial de abafar os pensamentos negativos e sentimentos de ansiedade que muitas vezes carregamos ao longo do dia.

A gratidão invoca a lei da atração. Se você se esforçar para agradecer, descobrirá que será abençoado com mais coisas pelas quais agradecer.

Uma maneira fantástica de praticar conscientemente a gratidão é manter um diário de gratidão. Todas as noites antes de dormir, liste tudo pelo que agradeceu ao longo do dia. Com o tempo, você verá suas listas ficarem muito mais longas!

3. Seja bondoso

Estudos também comprovam que a bondade é contagiosa. Se alguém for gentil com você, você será inspirado a ser gentil com outra pessoa e esta sentirá o mesmo, e assim por diante.

4. Tire um tempo para você

Parte da razão pela qual é tão fácil para nós sermos infelizes é que damos mais importância às coisas vazias do que ao bem-estar de nossas almas.

Usando o exemplo de seu trabalho novamente, se isso o deixa infeliz, o que você está fazendo para combater essa negatividade?

Você está reservando um tempo para se concentrar em seus hobbies e paixões, ou está vegetando em frente a TV e ao telefone durante o tempo de inatividade? Se você odeia seu trabalho, mas tudo o que faz nas horas de vigília é trabalho, ficará infeliz.

No entanto, se você designar determinados dias ou horários apenas por puro prazer, começará a esperar por esses momentos em vez de temer todo o resto.

Você deve decidir cuidar-se espiritualmente, porque ninguém mais o pode fazer.

5. Estresse menos

Imagine o estresse como fogo e todas as outras condições negativas e prejudiciais à saúde, como tristeza, raiva, insônia, depressão, ansiedade e dependência como a fumaça. Apague as chamas e a fumaça se dissipará. Ventile as chamas e a fumaça engrossará.

O estresse é geralmente a única causa de tudo que dá errado em nossas vidas e, como no estresse emocional, geralmente é auto-infligido.

Se você trabalhar demais, não será saudável. Se você dormir muito pouco, ficará exausto. E se você negligenciar sua família ou amigos, se sentirá sozinho.

Leia sobre o Slow Living aqui.

6. Seja seu grande amigo!

Diga a si mesmo, pelo menos uma vez por dia, que você é uma pessoa linda, talentosa, incrível! Faça isso por um tempo e você começará a acreditar.

Por exemplo, da próxima vez que algo der errado, em vez de dizer a si mesmo “Isso é ruim”, afirme: “Eu posso lidar com isso” ou “Eu vou ficar bem”. Rir diante da tristeza (mesmo que forçada) trará mais risadas a sua vida.

O que você diz a si mesmo, você acreditará. Então, seja gentil.

Seja feliz por você e pelos outros. Pessoas felizes fazem o mundo melhor!





Referência: MindValley. Fotos: unsplash

Apoie o “A Gota”! Compre-nos um café. Clique aqui.

2 comentários em “Como manter o pensamento positivo pode mudar a sua vida.”

Deixe um comentário